Os Doze Passos de A.A.
Os Doze Passos de Alcoólicos Anônimos são um conjunto de princípios espirituais em sua natureza que, se praticados como um modo de vida, podem afastar a obsessão pelo beber destrutivo e possibilitar que o indivíduo tenha uma vida íntegra, feliz e útil.
Os Doze Passos de A.A. estão muito mais além do que um programa de autoajuda, são forjados de um movimento espiritual e emocional que provoca mudanças profundas no ser humano.
Esses passos não são dogmas, mas são sugestões que têm ajudado milhões de pessoas no mundo inteiro a alcançarem a sobriedade e retomarem o controle sobre suas vidas.
Aqui estão os Doze Passos descritos no plural e no passado, porque tudo o que desfrutamos hoje, faz parte de um histórico passado pelos nossos fundadores e precursores, que esforçaram-se para manterem-se longe da tirania que vivenciaram do que era um vício, eles se juntaram e apoiaram-se para mudarem suas vidas, essa é a razão por estarem os passos no plural, porque somente em Grupo nos tornamos fortes o bastante, a fim de mantermos a nossa principal determinação – A Sobriedade.
Vejamos os 12 Passos de A.A. delineados a seguir:
1º Passo
Admitimos que eramos impotente perante o álcool – que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas.
2º Passo
Viemos a acreditar que um Poder superior a nós mesmos poderia devolver-nos à sanidade.
3º Passo
Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que O concebíamos.
4º Passo
Fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.
5º Passo
Admitimos perante Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas.
6º Passo
Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.
7º Passo
Humildemente, rogamos a Ele que nos livrasse de nossas imperfeições.
8º Passo
Fizemos uma relação de todas as pessoas quem tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos que a elas causados.
9º Passo
Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-las significasse prejudicá-las ou a outrem.
10º Passo
Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.
11º Passo
Procuramos, através da prece e da meditação, melhorar meu contato consciente com Deus, na forma em que O concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós e forças para realizar essa vontade.
12º Passo
Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a estes Passos, procuramos transmitir esta mensagem aos alcoólicos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.
Fonte: https://www.aa.org.br/os-doze-passos
Escritório ESL LAPA
Plantão de Atendimento:
Seg. à Sex. das 8:30 às 18:00 horas.
Endereço:
Rua Albion, 230, Lapa, São Paulo - SP,
CEP 05077-130.